Ubuntu Mate 15.04 no seu Raspberry Pi 2
Boas pessoal, hoje trago-vos uma novidade, saiu esta semana o Linux Ubuntu Mate 15.04, por aqui já se experimenta este novo sistema operativo, sendo eu fã do ubuntu com um fork de GNOME 2, vou indicar o que vocês precisam de fazer para instalar no vosso raspberry pi 2.
Primeiro, o que vão precisar é de um raspberry pi 2 (sim, o 2, pois não funciona nos anteriores), e de um cartão micro SD com o mínimo de 8gb Classe 10, para conseguirem instalar e terem um performance aceitável, e um leitor de cartões/leitor cartões USB no vosso computador.
De seguida devem fazer download da imagem aqui: Ubuntu Mate Raspberry Pi 2.
Após fazer download, vão ter que descompactar a imagem, onde agora vou dividir para Windows e para Linux:
Windows:
Fazer o download do 7-zip e do Win 32 disk imager, utilizando o 7-zip para descompactar, e o win 32 terão de abrir em modo administrador, e depois de terem o vosso cartão metido no computador, irão selecionar a imagem e a drive do cartão, de seguida clicar em Write, quando terminar, podem introduzir o cartão no raspberry e está pronto a arrancar, sendo só necessário configurar a lingua, local e utilizador.
Linux:
Extrair o .img.bz2 para obter a imagem:
– bunzip2 ubuntu-mate-15.04-desktop-armhf-raspberry-pi-2.img.bz2
Escrever a imagem no cartão como root:
– sudo ddrescue -d -D –force ubuntu-mate-15.04-desktop-armhf-raspberry-pi-2.img /dev/sdX
Para verificarem qual é o “sdX”, usem o comando “lsblk”.
Após instalar o Ubuntu nos cartões, introduzirem no raspberry pi e configurarem para a vossa primeira utilização, vão descobrir que o espaço do cartão não está a ser totalmente aproveitado, terão então de redimensionar manualmente através do terminal do Ubuntu no raspberry da seguinte maneira:
Terminal:
– sudo fdisk /dev/mmcblk0
– sudo resize2fs /dev/mmcblk0p2
Com isto está concluída a instalação, e já podem usar o vosso Raspberry Pi 2 com Ubuntu oficialmente :), qualquer outra dúvida, especialmente sobre vídeo e som, podem consultar o site oficial do Ubuntu Mate.
Site: Ubuntu Mate
poderia fazer um video tutorial ?
Vou ver o que consigo encontrar, senão logo que possa faço. Mas podes tentar fazer como diz aqui no artigo, é mesmo muito simples de executar 🙂
Vc tem outro endereço para baixar o arquivo de imagem? Esse que vc passou esta dando endereço nao encontrado.
É porque mudaram o link de download, vou reparar. Obrigado pela correção.
Daniel, muito bom seu tutorial mas estou com dificuldades pois ao gerar o cartão com o ubuntu e redimensioná-lo ao bootar novamente o raspeberry para de funcionar e ler o cartão… Como poderia corrigir isso? O que pode estar acontecendo?
Ah, estou usando um cartão de 32GB, será que é isso? O raspberry não lê cartões desse tipo?
Depende do tipo de formatação usou, no caso do win32 torna o formato em fat32, logo pode ser o cartão. Mas que erro aparece?
Boa noite, qual é o erro que lhe aparece? Já usei o meu próprio tutorial duas vezes e não tive problemas :/
Então, dá começa a carregar e dar um monte de erro, um atrás do outro… Parece que corrempe o sistema, a impressão que dá é essa… Pode ser tb a qualidade do cartão? É um multilaser… 😛 Vou ver com um sandisk…
Posso usar um SanDisk de 8gb classe 10, pois deu erro com 76% usando o nobs e com ubuntu mate nem abre a tela de login!
Teoricamente sim, não é normal dar erro, pode tentar experimentar outro cartão ou fazer download de novo da imagem para por no cartão. É recomendável que use classe 10. 🙂