Máquina de gravação a Laser com Arduino

Daniel Costa

Um entusiasta com a tecnologia, possui o curso de mecatrónica nível 4 e 5. Pretende no futuro se engenheiro.

You may also like...

45 Responses

  1. Marcos diz:

    Sensacional. Vou tentar fazer uma pra mim.

  2. Alguem estaria disposto a comercializar um kit dessa maquina ?

  3. Marcus diz:

    Muito boa… Vou arriscar a montar… Mas queria uma que fizesse corte tbm.. Tem alguma especificação no laser ou alguma outra configuração pra fazer??

    • Daniel Costa diz:

      Boas, corte terás de apostar num laser e refrigeração mais forte, depois depende do que pretendes cortar, acrílico? Já irás precisar de um laser superior a 30w de CO2.

      • Marcus diz:

        Boa noite, Daniel… Estou querendo fazer isso mesmo, então posso usar um de 50w que ja seria o ideal? Tem algum site que vc recomendaria pra comprar?

        • Daniel Costa diz:

          Bem, 50w não é brincadeira, não sei de nenhum site em especial, mas recomendo procurar por 50w CO2, atenção que será muito caro… Recomendaria uma máquina mais robusta para esse tipo de corte a laser, a minha é apenas para pequenas gravações, 50w já corta qualquer tipo de plástico, e até alguns metais…

  4. Erdmann diz:

    onde tem esse laser pra vender???

  5. downloader diz:

    Alguma sugestão de onde arranjar as V-SLOT e as componentes OpenBuilds em Portugal ou na europa onde não cobrem um balúrdio pelos portes?

  6. Bruno Dos Reis diz:

    Olá, tenho algumas questões, podes ajudar-me?

    – É possível usar um arduíno Nano invés do UNO (usando a solução http://www.logicamecatronica.com/?p=438 )? Teria de ser um hex diferente ou o mesmo irá servir?
    – Tenho uns motores passo a passo que retirei de uma impressora epson, não consigo encontrar as caraterísticas deles mas suponho que devam dar (EM 553 e EM 558), no pior cenário os motores queimam ou algo pior pode acontecer?
    – Pode-se usar um díodo de uma impressora a laser ou não tem potência suficiente? (ou tem mas a gravação será muito lenta?)

    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Bruno Dos Reis diz:

      Oi,
      Desculpa, ignora a primeira questão. Isto é já o PDI a dar ares de sua graça.
      Obrigado

    • Daniel Costa diz:

      -Sim é possível usar o Nano, existe uma shield própria para o Nano.
      -O mesmo serve em princípio.
      -Pior dos cenários, os drivers queimam. Os motores é difícil de queimar com este tipo de drivers 🙂 Mas convém arranjar documentação, porque vai ter que os configurar e ligar corretamente.
      -Depende da potência pretendida, nesta máquina usou-se um dido laser de 1W, o que já é fraco. Duvido que de uma impressora laser seja perto sequer de 1 W.

      Obrigado nós 🙂

      • Bruno Dos Reis diz:

        Obrigado Daniel, vou arriscar com os motores. Não me parece que façam consumos de 2A e no máximo devem ser a 12v. Pode acontecer é não possuírem força suficiente. Em relação ao laser… Logo se vê.

        Obrigado e boa continuação.

      • Bruno Dos Reis diz:

        Olá Daniel, tenho uma nova questão no que diz respeito ao shield V4 com o Nano:

        Nessa shield onde se poderia ligar o rotor ou o laser para controlar a gravação em si? Na V3 consigo entender que é ligado ao “Z endstop” mas na V4 não consigo ver, será onde diz D12 ou D13, ou irá ligar na ao “Z endstop” (neste caso Z+/Z-)?
        Obrigado

  7. Fernando Azevedo diz:

    Boas, na lista de material do Rat Rig vocês colocaram:
    1x OpenBuilds Tee Nuts (25 Pack)

    5x OpenBuilds Tee Nut (1 Unidade)

    Pelo que me parece é a mesma coisa e pelas minhas contas dá 30 Tee Nuts… Este número está correto? É porque pelas fotos apenas consigo visualizar 6 Tee Nuts ( ou eventualmente 8 -> 2 colocadas na placa de suporte do arduino).
    Obrigado

    • Daniel Costa diz:

      Boa tarde, basta 25 tee nuts (1 pack), iremos retificar 🙂 Irá sair ainda este mês se tudo correr bem a versão 2.0 desta máquina 🙂 se quiser aguardar pelas melhorias…

      • Fernando Azevedo diz:

        Obrigado. Vou tentar aguardar, embora já tenha encomendado muitos dos materiais que colocaram na lista.
        Já que estão a fazer upgrades à máquina, aqui fica a minha sugestão: transformarem este laser engraver numa impressora 3d através da implementação de um eixo Z com um extrusor.

  8. Bom dia!

    Daniel curti a ideia e queria adaptá-la para corrosão de PCB, o projeto se adapta bem para essa ideia? Os programas controlam a potencia até um valor especifico?
    Vi em alguns sites que eles utilizam um laser de 500mW mas não achei nada especifico para PCBs de ferrolite ou fibra-de-vibra.

    • Daniel Costa diz:

      Boa tarde Felipe, Eu sei que existem pc’s que são gravadas a laser, mas porém nunca experimentei, nem pesquisei por isso ainda, apesar de ser do meu interesse. Estou neste momento a acabar uma versão 2.0 desta máquina, e depois irei pesquisar por isso 🙂

      • vi com os engenheiros da empresa que a potência do laser tem que ser de no minimo de 30w, o restante vai do ajuste de foco.
        E eles falaram tb que dá para adaptar uma fresna para esse caso mas dai o projeto valeria mais a pena se fosse no esquema de uma impressora 3D

  9. Douglas Cardoso de Sousa diz:

    Qual o tamanho de corte máximo que ela faz? É possível fazer ela para cortes maiores?

  10. Fernando Azevedo diz:

    Boas! Então alguma novidade em relação ao modelo 2.0 desta máquina?

  11. Tiago diz:

    Vocês poderiam colocar fotos dos elementos utilizados neste projeto, sei que pode ser complicado mas ajudaria bastante no tutorial.

  12. Miqueias Guelles diz:

    Muito interessante o projeto porém muitas das peças tem que comprar fora. Alguém sabe se no Brasil tem algum lugar para vender V-SLOT 2040.
    Se alguém já iniciou este projeto e pode compartilhar maiores informações.

  13. Muito legal o projeto, eu já construí um cnc e tenho uma NEJE 1500MW, a maquina é legal mas a área de trabalho é muito pequena (cerca de 5cm) com esse projeto acredito que posso construir uma nova máquina e utilizar o modulo laser da Neje, o que você acha? é possível?

  14. Andreas Spyrakopoulos diz:

    Hola, entiendo pero no escribo el Portuges, desgraciadamente. Se podria aumentar la potencia a los 3W?

  15. samuel diz:

    boa tarde.irei tentar fazer uma mas precisava de ajuda seria possível mandar fotos dos materiais a adquirir e explicação de como dar ordens a maquina através do programa usado?

  16. Emerson Gonzaga diz:

    Olá…Daniel
    Link para downlod dos ficheiros esta fora. Poderia enviar outro link
    Grato.. Emerson contatoservicedoor@gmail.com

  17. fran diz:

    Olá!, muito bom o artigo, mas os arquivos estão off, voçe pode enviar? Mto obrigado, franco1488@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.