Orange Pi One, o concorrente do Raspberry Pi zero
Hoje vamos conhecer esta nova placa que está a ganhar visibilidade no mercado, seria certamente muito bom que houvesse mais aposta, porque na concorrência das marcas, na maioria dos casos, quem ganha é o consumidor.
A Orange Pi One consiste num micro computador Open-Source, e já conta com alguns SO’s conhecidos como Android, Ubuntu, Debian e a própria imagem oficial do Raspberry Pi.
Características:
- Processador: Allwinner H3 1.2 Ghz
- HDMI, HDMI CEC
- USB OTG
- 1x USB 2.0
- RAM: 512mb
- micro-sd
- entrada ethernet
- entrada para câmera
Em questão de comparação face ao Raspberry Pi zero, esta é claramente superior, quer a nível de processador, como tem mais uma porta usb 2.0, entrada para câmera e entrada ethernet, no entanto, é absolutamente necessário melhorar o software, para poder aplicar programas de media center como o kodi (apenas funciona razoavelmente bem no android), espera-se que a comunidade Open-Source comece a desenvolver para esta placa.
A nível de preço, é um pouco mais caro que o Pi Zero, mas no final das contas acaba por ser mais em conta, visto que por exemplo, na Pimoroni é necessário comprar os cabos adicionais e o envio, sendo um total de 17 euros, enquanto o Orange Pi One fica por 12 euros já com o envio e não precisa de conversores.
Mais informações em: Orange Pi One