Jumper Ezbook 3 – um ultra-portátil capaz, leve e barato!
Boas pessoal, recentemente adquirimos um ultra-portátil para as nossas tarefas mais básicas como usar editores de texto, email e Web, e surgiu o ultra-portátil chinês Jumper Ezbook 3 para esse efeito. Vamos conhecê-lo!
Recebemos este portátil há cerca de duas semanas, no qual vem numa caixa de cartão e com espuma devidamente protegido.
O portátil faz-se acompanhar do seu carregador de 12v 2A que funciona perfeitamente nas redes de 100 a 240v, seja 50 ou 60Hz, de modo a abranger práticamente todas as redes elétricas a nível mundial, contudo é necessário um adaptador que custa menos de um euro para as tomadas portuguesas. Traz também um manual de instruções em inglês mas que só explica o básico.
O portátil é construído em plástico, possuindo duas portas USB (2.0 e 3.0), um saída mini HDMI, leitor de cartões uSD e um jack 3.5mm. É bastante leve, pesando cerca de 1.25Kg, e com umas dimensões a fazer parecer um comum portátil de 13.3″, mas possui um ecrã LED de 14.1″ Full HD. O processador é já da nova gama Apollo Lake N3350 e vem com 4Gb DDR3 de RAM, enquanto que a ROM fica-se apenas pelos 64GB eMMC. O sistema operativo é o Windows 10 Home 64 bits.
A nível de utilização, nota-se que é fluído nas tarefas mais simples, mas começa a lentidão quando fazemos uma exigência de abrir várias páginas web e ter mais dois ou três programas abertos em simultâneo. A duração da bateria impressiona na durabilidade, podendo atingir facilmente as 6h de uso!
Outro aspeto muito positivo, pode-se fazer um upgrade à memória ROM para um SSD M.2 2242, que certamente irá melhorar muito a performance. As velocidades da memória não são por aí além, principalmente na escrita, onde podemos comprovar neste benchmark:
Os aspetos positivos são:
- Boas temperaturas, não notamos nenhum desconforto a usar.
- Um ecrã que surpreende na qualidade de visão e brilho.
- Entrada para M.2 SSD, que dará uma nova vida ao portátil.
- Trackpad bastante competente.
- Bastante competente com as aplicações menos exigentes como browser e office.
- Colunas bem razoáveis.
Os aspetos negativos são:
- a câmara de 0.3Mpx com qualidade fraca, claramente insuficientes para os dias de hoje numa video chamada.
- o layout vem em Americano, apesar de dar para mudar o idioma no Windows para Português de Portugal, o layout exige comprar novos sticks para por no teclado.
- a construção já não deveria ser feita em plástico, contudo a Jumper tomou a iniciativa de lançar um novo modelo Ezbook 3 em alumínio e novo CPU por poucos mais euros!
Por fim, consideramos que é uma compra satisfatória para quem quer gastar pouco dinheiro, ter um portátil leve e quiser fazer só tarefas básicas, que por exemplo este artigo, foi todo executado no Ezbook 3, desde a escrita ao processamento de imagem, logo já é bastante capaz para um simples utilizador. Contudo quem pretende meter linux neste portátil, não recomendamos a compra visto que irá ter imensos problemas com os drivers segundo os relatos que existem na internet, aconselhamos a que mantenham o Windows 10.
Se pretenderem adquirir um como fizemos, podem-no fazer nos seguintes links por cerca de 180€ na versão de plástico, onde não pagam alfândega ou envio pelos métodos de priority line/ Local Direct.
Ezbook 3 N3350: comprar
Ezbook 3 Metal N3450: comprar
Neste momento estou no aeroporto de Lisboa a escrever este post usando o EZbook 3, que recebi à 3 semanas. Já estou a usar à algumas horas porque o voo foi cancelado e ainda dará para muito tempo. Deste equipamento digo o seguinte:
Pontos positivos.
– Rapidez do equipamento a ligar e desligar. Após os updgrades do windows leva cerca de 10 segundos até se poder colocar a password, e depois são mais uns 4 para ter tudo disponível. Para quem está habituado a um portátil HP de 15.6″ com 3 anos e que leva quase 1 minuto a arrancar, é uma grande diferença.
– O display acho excelente e com boa resolução. Alem disso tem mini HDMI para ligar a um monitor.
– A autonomia pode chegar perto das 8 horas ou mais, mas ainda não consegui contabilizar ao certo porque quando vou ao taskmanager para verificar o tempo “Up time” aparece-me uns valores completamente disparatados.
– O peso é mesmo uma pena leve, mas é plástico!!!.
– O aquecimento não é muito grande. Já estou aqui à alguma horas e já descarreguei quase 1 GB para ver no avião e a temperatura deve rondar os 30 graus.
– A velocidade de navegação na net é muito boa.
– Eu tenho algumas 10 abas/tabs abertas no opera e está muito fluido. Mas não tenho mais nenhuma aplicação a trabalhar.
– A capacidade do disco/EMMC é suficiente. Dos 57G tenho 32GB disponíveis.
-Pontos negativos
– O touchpad é muito sensível e já por várias vezes arrastei ficheiros ou páginas do browser sem querer. Acabei de o fazer e mandar umas kar…lha…das. É o ponto que discordo com o comentário do “Daniel Costa”. Este touchpad dá comigo em doido. Só usando o rato é que não tenho tantos problemas, mas mesmo assim toco no toutchpad e lá está tudo estragado.
– O teclado não está em Português, e para quem não está habituado a ao teclado inglês para acertar nos acentos por vezes é difícil. Mas é uma questão de treino. Alem disso parece-me que a disposição das teclas não é o normal do teclado inglês.
– A tecla de power off/on está muito acessível e já por várias vezes desliguei o equipamento sem querer, pois está por cima do backspace, na linha das teclas de função e do mesmo tamanho. Ao fazer este post acabei de desligar sem querer e lá tive que me ligar novamente ao Wifi do Aeroporto.
– Não tem teclas de função para alterar o brilho do display. Tem que se usar os menus do windows. Não gosto!
– Não tem nenhum sensor de temperatura do CPU ou board.
– Ainda não consegui fazer arrancar o equipamento com as pens bootable que tenho com Linux. Espero que seja só uma questão de fazer alguma alteração na BIOS.
– A localização da webcam, não me parece a mais indicada, mas não daria para colocar noutro sitio devido à bordadura do dsiplay ser muito pequena. A qualidade de imagem da webcam também não é boa.
– O display não é touch e o teclado não sai. Mas isto não é um híbrido.
Por agora chega de paleio. Se fosse para dar uma nota a esta compra, que me custou +- 170 Euros e que levou quase 1 mês a chegar eu daria um 17 , e voltaria a fazer a mesma compra. Mas tendo em conta que os valores deste equipamento tem estado a subir a nota baixa para uns 14. Neste momento aos preços que estão, pensaria muito bem se o comprava ou não. É preciso tem em conta as questões de garantia e já existe no mercado português equipamentos um pouco inferiores, mas que dão garantia de 2 anos.
A nova versão que custa perto dos 300 Euros e é em metal não a comprava, por causa essencialmente da garantia e preço.
Boas, antes de mais lamento pelo voo. Ainda bem que está satisfeito com o Ezbook 3 🙂 Quanto ao trackpad, por acaso não tive grandes chatices, só se tiver algum defeito, e já li outros reviews do mesmo e também não se queixam muito do trackpad 🙂 Agradeço desde já a sua opinião!