Análise à impressora 3D Anycubic Kossel Delta
Boas pessoal, hoje trazemos a Anycubic Kossel para uma pequena análise, foi uma máquina que esteve pouco tempo connosco, mas deu para fazer uma avaliação dela. Vamos então conhecer 🙂
A impressora 3D Anycubic Kossel pertence à gama Delta das impressoras 3D, que são máquinas um pouco complexas geométricamente devido a se moverem graças a 3 braços presos a guias verticais, podendo mover-se nas coordenadas cartesianas graças a uns cálculos matemáticos complexos a que se dá o nome de geometria linear delta. É muito comum encontrar estes robots na indústria devido à sua agilidade nos movimentos.
UNBOXING
Esta impressora vem totalmente em kit desmontada, sendo necessário montar e calibrar posteriormente. O tempo que demoramos a montar foi de 6 horas (sim, é complexa de montar apesar de trazer um bom manual), e 2h para a calibrar corretamente. Ela vem acompanhada de um rolo de 1Kg de PLA, traz os respetivos cabos e um suporte para pousar o rolo. Traz também uma pen com todos os ficheiros em inglês, incluíndo as settings e o Cura, firmware e manual de instruções.
CARACTERÍSTICAS
As características desta máquina são as seguintes:
Área: 180mm x 180mm x 320mm
Nozzle: 0.4mm
Espessura da Layer: 0.1-0.4mm
Cartão de memória: SD
LCD: Sim
Velocidade de impressão: 20 – 80mm/s
Materiais: PLA,PETG
Diâmetro do filamento: 1.75mm
Formato de ficheiro: AMF,DAE,OBJ,STL
Tensão: 110V/220V
Esta máquina apresenta-se com uma estrutura de alumínio juntamento com uniões em plástico, e com uma área generosa no que toca ao eixo do Z (altura), ótima para peças como vasos por exemplo. Consegue trabalhar sem necessitar de estar conetada a um computador, bastando um cartão de memória. O ponto contra é o facto de não ter cama quente, que limita a utilização de alguns materiais, como por exemplo o ABS. Pode-se adicionar facilmente por um baixo preço, visto que são muito baratas e existe já firmware pronto para adicionar a cama.
ANÁLISE
A começar pela estrutura, a máquina está construída de forma a ser bastante robusta, especialmente pelos perfis de alumínio, dando uma solidez bem elevada. Depois temos as guias que correm os perfis, existindo duas versões sendo elas de rodinhas com rolamentos ou patins, no nosso caso são de rolamentos. Estas rodas são em plástico tal como a peça, bastante funcional mas não muito robusto. Os movimentos da máquina são bastante rápidos, fazendo juz ao nome Delta. Ela vem acompanhada com vidro e uma base plástica da Anycubic que é mesmo muito boa para adesão das peças, das melhores que já usamos até hoje!
Quando à eletrónica, possui um LCD comum a tantas outras impressoras 3D, sendo fácil de usar. A nível da board, esta máquina vem com uma TriGorilla, sendo ela desenvolvida pela Anycubic, contudo é Open Source, e compatível com os drivers A4988 (já vem com estes), DRV8825 ou os silenciosos TMC2100, sendo ótima para fazer um upgrade fácilmente!
A calibração desta máquina é trabalhosa ao inicio, porque temos de verificar eixo a eixo, e ajustar com parafuso até conseguirmos calibrar o noozle face à mesa que está fixa. Existem já alguns upgrades disponíveis online para colocar um sensor para ela fazer calibraçáo automática.
O software que usamos foi o recente Simplify 3D 4, que consideramos o melhor para nível doméstico.
Podem ver alguns vídeos e impressões dela no nosso Instagram!
CONCLUSÃO
Esta máquina foi um novo desafio interessante, visto que não conheciamos as máquinas Delta e surpreendeu pela positiva. Adoramos a estrutura em alumínio e ficamos surpreendidos com a qualidade face ao preço tão baixo que apresenta de 158€ atualmente. Apenas peca por falta de cama quente, que pode ser um fator contra por muita gente, mas que podem comprar à parte e instalar apenas fazendo upload ao firmware correto.
Caso pretendam adquirir uma, podem-no fazer aqui, podendo enviar sem alfândega para Portugal!