Olá pessoal, recentemente tivemos temporariamente um Ultrabook Jumper X3 em nossa posse para uma análise breve. Este ultra-portátil é de gama intermédia, de baixo custo e com umas especificações apetecíveis! Vamos conhecê-lo!
Este portátil tem um corpo todo ele em alumínio, ao contrário dos antigos portáteis Jumper em plástico, que passa uma sensação de um portátil mais robusto e com acabamento de topo. Ele vem acompanhado apenas de um pequeno manual em inglês e do carregador.
O teclado é retroiluminado, sendo mais fácil de teclar em locais de pouca luminusidade, tem saída jack 3.5mm para fones, uma entradae USB 3.0 e outra 3.1, uma entrada de cartões uSD e um saída de vídeo mini HDMI.
As especificações gerais são as seguintes:
Processador: Intel Celeron N4100 com Intel UHD Graphics 600
Ecrã: 14″ 16:9, 1920 x 1080 157 PPI, TN LED
Disco: 128 GB NVMe, 128 GB
Conectividade: 2 USB 3.0 / 3.1 Gen1, 1 HDMI, Audio Connections: 3.5mm, Card Reader: SD
Networking: 802.11 a/b/g/n/ac (a/b/g/n/ac), Bluetooth 4.2
Tamanho: altura x comprimento x largura (mm): 13.7 x 332 x 222
Bateria: 9600 mAh Lithium-Polymer, Tempo de atividade: 4.5 h
Sistema Operativo: Microsoft Windows 10 Home 64 Bit
De uma forma geral, para um computador de baixo custo, é quase impossível pedir melhor. O processador possui 4 cores e 4 threads, que irão beneficiar no desempenho dos programas que exijam um pouco mais dos recursos, obviamente se quiserem fazer edição de vídeo ou algo que exija bastante do CPU e do GPU, recomendo vivamente a optar por um portátil superior. A RAM podem optar por 4 ou 8Gb, de forma melhorar o desempenho do portátil, por exemplo a visitar muitas páginas na internet.
O ponto forte deste portátil é trazer já um disco SSD de 128GB NVMe, que fará com que o arranque do sistema operativo e outros programas sejam significativamente mais rápido.
Podem ver um teste das velocidades do disco aqui:
A nível de conectividade sem fios, o portátil já possui a norma AC para os 5Ghz, permitindo velocidades maiores de acesso à internet, dependendo sempre do vosso router e da distância e obstáculos que tiverem entre o portátil e o router. O ecrã é Full HD, e comparado com o Xiaomi Mi Notebook 13 não possui a mesma qualidade, contudo pareceu-me bastante razoável. Do tempo que utilizei, sem Wi-fi e Bluetooth ligado consegue-se ultrapassar as 5h de uso, que considero satisfatório para um uso de escritório, usando ferramentas office. Por fim, o aquecimento é moderado, podendo melhorar um pouco se decidirem em fazer algumas modificações no portátil, segundo o blog Techtablets, o que eu apenas aconselho se tiver experiência.
Por fim, o veredito do portátil. Considero que o portátil me surpreendeu pela positiva visto custar por volta dos 250€ e apresentar especificações de portáteis que em Portugal rondam os 400€ ou mais! Este computador é ótimo para quem precisa de um computador leve e robusto, para navegar na internet, usar ferramentas leves tipo office e media center, como por exemplo o Kodi. Infelizmente nem tudo é um mar de rosas, e tem alguns pontos negativos, como o teclado ser US e o carregador precisar de um adaptador para as nossas tomadas europeias. O computador pode ser adquirido na Gearbest ou outra loja do género, e pode demorar até 3 semanas a chegar. Deixo o link caso tenha interesse em adquirir um:
https://pt.gearbest.com/laptops/pp_009340600116.html?wid=1433363&lkid=16839728