EPOC Emotiv – um capacete de controlo mental
Boa noite, hoje trago-vos um artigo de uma coisa do “futuro”, toda a gente já se imaginou a controlar coisas como a mente, tipo o professor Xavier da Marvell ou os Jedi do Star Wars, mas essa realidade chegou mais cedo do que se pensava, eis o EPOC Emotiv.
Em que é que consiste este capacete? É um leitor EEG (eletroencefalografia) de correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, que são convertidas num registo gráfico, numa frequência majoritária entre os 1 e 20Hz, que por sua vez é lido no computador e pode-se obter uma leitura médica do estado do paciente. Porém nesta situação o capacete vai usar essa informação para dar ordens, através de exercício mental ou muscular.
Mas como faz ele isso? Muito simples, com um software desenvolvido pela Emotiv, gravamos uma “expressão muscular”, ou seja, por exemplo, mantemos um sorriso forçado uns segundos e o software vai gravar as ondas cerebrais durante uns segundos, depois atribui-mos uma ordem a essa expressão, como por exemplo mandar um carro telecomandado para a frente (obviamente já previamente programado), e sempre que sorrir-mos, o carrinho irá andar.
Vou mostrar-vos dois exemplos:
É simplesmente fantástico o que se consegue fazer com este capacete, principalmente no apoio a pessoas com certas incapacidades motoras.
Este capacete já é comercializado, por cerca de 500$ mais 300$ pelo software, o que acho muito barato em comparação com outros EEG que custam uns bons milhares de euros.
Link: Emotiv
Olha,eu acabei fe ver um filme super legal e ele monstra que um robo uaou esse capacete e pegou as memorias do humano” no caso criado dele e transmitiu isso para um robo e o humano fico no corpo do robo e quanso crescer vou se eu acho que e cientista!! 🙂
eheh Espero que a parte do Robot roubar as memórias não se torne verdade 🙂 mas espero que te tornes uma cientista 😉
Pena que tem que pagar pelo software. Estou buscando um eeg que seja compatível com o software openBCI ou alguma alternativa mais barata. Parabéns pela matéria.