Análise: Tablet Teclast X80 Plus Windows 10 + Android 5.1
Boas pessoal, hoje trago-vos uma pequena análise a um tablet que obtive durante uns tempos, sendo ele o Teclast X80 Plus. Uma das grandes features é de ser um tablet com dois sistemas operativos, porém pode aos olhos de outros ser um grande contra, devido à sua memória interna ser pequena para os dois.
Vamos ver então as características deste tablet:
SO: Windows 10 e Android 5.1
CPU: Intel Atom X5 Z8300 1.84ghz
GPU: Intel HD Gen8
Ram: 2Gb DDR3L
Rom: 32Gb eMMC
Conectividade: Wi-fi b/g/n e Bluetooth 4.0
Ecrã: 8″ IPS 1280*800
Câmera: frontal e traseira de 2MPx
Extras: Entrada micro USB-B, Mini HDMI, microfone e Micro-SD
Com isto, temos quase tudo o que precisamos em um tablet, ele apresenta um qualidade mediana na sua construção, apesar de ser todo em plástico. Quanto ao ecrã precisamos sempre de ter algum cuidado extra, pois sendo plástico, é fácil de riscar, daí ser necessário uma película ou algum tipo de vidro temperado como são usados nos smartphones. Este tablet vem apenas acompanhado de cabo USB e OTB-USB, não vem com carregador incluído.
A nossa experiência nos dois sistemas operativos foi satisfatória, no qual gostamos mais em Android visto que exige menos recursos que o windows 10.
O android vem com algumas aplicações chinesas, fizemos questão de apagar tudo, deixando apenas as aplicações importantes. Apenas não conseguimos eliminar uma aplicação de boot rápido para o windows, onde recomendamos vivamente a não a usar, pois connosco danificou o boot do windows, onde tivemos de procurar os ficheiros online originais.
Fizemos os testes no Antutu no caso do Android:
No windows, ele praticamente vem de origem, apenas com uma aplicação em chinês para boot rápido para android, nem nos arriscamos a usar :P…
A nossa experiência no windows foi agradável, sem problemas nenhuns, resposta rápida a abrir páginas web e pequenas aplicações, relativamente mais rápido que o Chuwi Vi8 no que toca a instalar e a copiar ficheiros.
No windows, apenas fizemos às velocidades do disco disco, pois é o maior ponto crítico deste tablet, visto que um eMMC fica um pouco aquém quando comparado com um SSD.
Por fim, o nosso veredicto sobre este tablet é que para quem gosta de tablets com dual boot, é uma opção aceitável visto o seu baixo preço, porém tem que se ter em conta que não vai ter espaço na memória livre para aplicações mais pesadas, como por exemplo o Office 2016. A nível de luminosidade é bastante capaz, mais que o Chuwi previamente analisado. O preço neste momento está a 70 euros, mas normalmente ronda os 85€
Podem comprar este modelo aqui e não haverá problemas com a Alfândega 😀
Tambem danificou o meu Boot do Windows, como vocês resolveram?
Na altura encontrei num blog inglês os links para reparar o boot. Contudo já não tenho os links. Recomendo que pergunte no forum da techtablets ou contacte a Teclast para obter os ficheiros.
Pessoal, eu comprei 2x Tablets Teclast x80 plus e vinha na propaganda que ele teria 32GB de Rom. Não sei se estou cometendo algum erro na verificação, porém, quando vejo a armazenagem nas configurações só vejo espaço de 4,98GB, Fui logrado???
Boas, não. Ele tem os 32Gb, porém o tablet usa essa memória para windows e Android, então parte da memória são para os dois SO’s e o resto para o que você pretender.
Parabéns pela análise. Acabo de comprar o meu através do link que indicou e gostaria de saber de antemão, se é possível formatar o disco rígido e instalar somente o Windows, aja visto que não tenho interesse em utilizar o sistema Android neste tablet, pois já possuo um Phablet.
Ser possível é, contudo vai ter de flashar o tablet com o firmware oficial, mas apenas com o windows de modo a manter intacto o boot.