A minha casa inteligente – Parte 1
Boas pessoal, como já tinhamos referido anteriormente este ano iamos dedicar alguns artigos à domótica, e já começamos a por mãos à obra para partilhar convosco 😉
Em primeiro lugar, queremos alertar que este projeto requer algum investimento e pesquisa!
Após termos sondado o mercado, à procura da solução mais em conta a nível de preço/qualidade, encontramos algumas tecnologias que podem servir-nos dependendo das nossas necessidades. Para começar, procuramos o que existe atualmente a nível de oferta das empresas, que tecnologia usam, o custo delas, o alcance entre dispositivos (caso sejam wireless) e como podemos usar no dia a dia sem estarmos presos a softwares proprietários que depois nos limitam a comprar módulos/dispositivos da mesma marca.
Vimos que as tecnologias mais usadas são o Wi-Fi, Zwave, RF e Zigbee, em que a nosso ver, as duas primeiras são as que ficam mais em conta e são as que tem melhor relação preço/qualidade. Então aqui surge o problema, que marca e tecnologia usar?
Após um longo debate online, a procura por um preço acessível e procura de uma boa performance, a resposta foi óbvia: Xiaomi!
A Xiaomi tem uma gama de produtos de domótica em que se pode comprar um kit de iniciação ou então tudo em separado, e oferece práticamente tudo o que precisamos para tornar a nossa casa inteligente, desde a iluminação até à gestão e segurança da casa. Nós começamos por comprar alguns módulos juntamente com o gateway da Xiaomi, e pretendemos alargar ao resto da casa.
Contudo, nem tudo é um mar de rosas, e tal como maior parte das empresas, a Xiaomi tem um ecossistema um pouco fechado e possui aplicação própria, em que só existe inglês e mandarim, e a tradução inglesa não está completa, apesar de ser muito fácil de usar e configurar, além que os módulos vem com ficha chinesa, mas fácilmente é resolvida com um adaptador. Em relação à aplicação, iremos usar para já, e depois de o nosso sistema estar completo, iremos migrar para o Home Assistant.
O Gateway é o ponto fundamental do ecossistema, pois irá fazer a gestão dos módulos e indicar quais estão conectados e se estão ligados ou desligados, isto explicado de uma forma simplista. Também possui rádio integrado, que apesar de estar configurado nas estações chinesas, já é possível alterar para outros países. Também possui LED’s RGB que funciona com uma central de notificações ou entao de luz de presença.
Também temos uma tomada inteligente que podemos controlar pelo smartphone ou então simplesmente desligar na própria tomada como as convencionais. Tem seis entradas, das quais três protegidas com terra, mas temos de usar um adaptador para podermos usufruir dessa proteção.
No smartphone podemos fazer a gestão da tomada (desligar, temporizador, etc) e ver os gasto de energia ao longo dos dias, que nos permite gerir mais eficazmente e trazer alguma poupança!
Também compramos duas lâmpadas inteligentes para duas divisões, que podemos desligar/ligar sem fios e controlar a intensidade luminosa! Apesar de indicar que é luz branca, é um pouco amarelada o que pode não ser a melhor escolha para alguns locais. Consome 8W e tem maior intensidade luminosa que as antigas lâmpadas economizadoras de 14W que possuia.
Para fim desta primeira parte do artigo, mostramos o sensor de janela/porta, que indica se está aberta ou fechada, com isso podemos programar funções juntamente com o gateway. No nosso caso está para ligar a lâmpada de entrada durante um minuto a partir das 21h.
A nível de preços, só para estes módulos e lampadas que compramos, gastamos cerca de 70€, em que às vezes aparecem boas promoções 😉
No futuro iremos introduzir mais alguns sensores de movimento, segurança e temperatura, câmaras de vigilância, tomadas, interruptores sem fios e a integração mais aprofundada da Smart Home app e o Home Assistant!
Com isto concluimos a nossa primeira parte, onde na imagem acima demonstra uma parte do ecossistema da Xiaomi que é absurdamente fantástico na nossa opinião, onde podemos criar a nossa casa inteligente por muito baixo custo.
Se pretenderem comprar estes módulos ou kit, podem fazer dos seguintes links:
Gateway: comprar
Lâmpada: Comprar
Tomada: Comprar
Sensor Porta: Comprar
Kit Home: Comprar
Ao escolherem Portugal, usem o Priority line para evitar a alfândega. 🙂