Roland iModela – uma mini CNC portátil para impressionar!
Boas pessoal, já se imaginaram num trabalho ligado à engenharia ou industria, a chegar ao vosso cliente e “sacarem” da mala a vossa CNC, de maneira a fazer um protótipo rápido ou uma gravação? Isto é possível graças a máquinas como a Roland iModela! Vamos conhecer!
A Roland iModela é uma Mini CNC portátil, desmontável e super prática, que pode ser transportada numa mala própria com as suas ferramentas. Tivemos uma durante uns dias, porém não conseguimos fazer uma avaliação correta para perceber o verdadeiro potêncial dela, mas percebemos que é bastante capaz para fazer pequenas gravações em polímeros ou em madeira.
A nível da construção da máquina, ela é feita em plástico duro para dar mais robustez, ímans para prender a carcaça da máquina e borrachas para diminuir a vibração. As guias são cilindrícas e metálicas para uma melhor movimentação dos eixos, contudo usa fusos métricos, o que ao fim de algum uso irá tornar a máquina menos precisa devido ao desgaste, mas também de manutenção fácil e barata.
A área de trabalho é bastante limitado, sendo apenas 86x55x26mm, mas com uma resolução de 0.01mm quando está a maquinar. O spindle é um simples motor DC, que com as engrenagens desmultiplica a velocidade e aumenta o torque, fazendo com que se consiga maquinar as peças. O ruído da máquina ainda é considerável, especialmente quando se liga o spindle, podendo atingir os 57dB, enquanto que sem spindle chega aos 39dB. As dimensões da máquina são 214x200x205mm, que a torna bem pequena, pesa apenas 1.7kg e gasta cerca de 15w de energia!
Eis uma demonstração da Roland Japonesa:
A Roland iModela tem um preço aproximado dos 650€, o que consideramos um pouco excessivo devido às limitações, mesmo com o facto de ela ser ultra portátil.
Mais informações em Roland iModela