Análise Xiaomi Mi5s – um smartphone de topo a baixo preço!
Boas pessoal, hoje trago-vos a nossa mais recente aquisição, o Xiaomi Mi5s! Trata-se de um smartphone com características de um de topo, perdendo apenas para os smartphones recentes com os novos snapdragon 835. Apesar de ser um excelente dispositivo, tem uns pequenos contras que iremos abordar na nossa análise!
UNBOXING
Começamos então pelo o unboxing, o smartphone vem acomodado numa caixa comum como a Xiaomi já nos habituou nos smartphones anteriores, e vem acompanhado por um carregador de 2.5A para carregar mais rápido e um cabo USB tipo C.
ESPECIFICAÇÕES
O Xiaomi Mi5s é um dos melhores smartphones da atualidade, com um design elegante, apenas ultrapassados pelos mais recentes. Tem boas especificações, vem com Android 6 (futuramente será o 7) e composto pelo CPU Snapdragon 821 2.2GHz, 3Gb de RAM e 64Gb de ROM. Tem como aliado um ecrã Full HD de 5.15″, a conectividade do 4G, Bluetooth 4.2, Wi-Fi normas a/b/g/ac/n, GPS e NFC, além de USB tipo C.
Mais especificações: http://www.gsmarena.com/xiaomi_mi_5s-7260.php
CÂMARA
O Xiaomi Mi5s conta com uma câmara traseira com duplo LED de 12 MPx com abertura de f/2.0 e 4 Mpx f/2.0 frontal. A nível de qualidade fotográfica, apesar das críticas às câmaras da Xiaomi, esta comporta-se decentemente e até tem a possibilidade de gravar em RAW para os adeptos de fotografia mais exigentes. Quanto à gravação de vídeo, ela peca por ter um fraco estabilizador de imagem e apenas grava razoavelmente bem se recorrermos a algum apoio ou tripé, caso contrário poderão notar bastante os tremores da mão. A câmara traseira é capaz de gravar a 2160p@30fps ou 1080p@120fps, enquanto que a frontal fica pelos 1080p@30fps.
PS: as fotos no blog perdem qualidade.
TESTES ANTUTU
Os testes da aplicação Antutu ajudam-nos a ter uma noção da performance do nosso dispositivo face à concorrência. Podem ser influenciados pela ROM ou pela versão do nosso dispositivo quem possui um hardware inferior. Reparamos que atingimos uma pontuação inferior ao que é o Mi5s na tabela geral do Antutu onde testaram a versão de 4Gb de RAM.
USO GERAL
Após uma semana de uso, estamos satisfeitos com este smartphone. Corresponde a quase tudo que esperávamos dele, desde a câmara ao processador e o seu fácil uso. Bastante rápido, nunca falhou ou fechou uma aplicação do nada, pode-se dizer que foi extremamente fiável. Quanto à rede, muita gente se queixa de os Xiaomi não terem a banda 20, mas no nosso caso que moramos a 30km da cidade do Porto, não notamos problemas em apanhar 4G mesmo sem essa banda, mas sabemos que no interior do país irão notar a falta do 4G.
Contudo, nem tudo é um mar de rosas, e eis as nossas críticas (são poucas felizmente!) que são:
– o novo sensor de impressão digital por ultra sons não é do melhor que há, fala-se que a próxima atualização do Mi 5s irá melhorar o reconhecimento, mas neste momento o sensor exige práticamente que se coloque o dedo como se gravou, enquanto que o nosso antigo redmi 3S reconhecia com o dedo meio torto.
– A bateria dura um dia e umas horas, que para a maioria é o suficiente, mas contudo para quem vem da gama redmi com uma bateria de 4100mAh, pode achar que andou para trás na autonomia, mas contudo ganhou imenso na performance do dispositivo.
-Por fim, a câmara para vídeo não é a melhor, ficando um pouco aquém do que se esperava do upgrade do Xiaomi Mi5.
Nota: na versão do MIUI 9 o sensor de impressões digitais parece ter melhorado significativamente segundo os nossos testes!
AQUISIÇÃO
Consideramos que este smartphone perante os preços que apresentam são uma ótima aquisição!
Se pretendem adquirir um Xiaomi Mi5s, podem-no fazer nos seguintes links:
Xiaomi Mi5s 3Gb/64Gb Gold – link
Xiaomi Mi5s 3Gb/64Gb Silver – link
Existem alguns cupões para estes modelos, expecialmente para a versão gold, no qual fica por menos de 220€!
Cupões:
MI5SH