Análise ao novo portátil Xiaomi Air 13 2017!
Boas pessoal, hoje trago-vos o produto que mais ambicionava fazer análise este ano, o famoso portátil Xiaomi Air 13, concorrente do Macbook Pro 13! Vamos ver como se comporta! 😀
UNBOXING
O Xiaomi Air vem embalado em 3 caixas (sim, 3), e por fim na última vemos uma com um aspeto muito parecido às caixas da Apple e dos seus Macbooks. O portátil vem apenas acompanhado de um mini manual em chinês e o seu carregador. É necessário pedir um adaptador para o país em que vivem, ou então comprar um mais robusto do que o que mandam incluído.
DESIGN
A nível de design, a Xiaomi aposta num design mais simples que o Macbook, optando por não incluir a marca “MI” na parte frontal do portátil. Tem as colunas posicionadas na parte inferior, a saída de ar quente junto ao ecrã e o novo sensor de impressão digital fica posicionado no trackpad. A nível de dimensões, conta com uma espessura máxima de 20mm e uma área de 210x309mm que faz dele um modelo de 13.3″ pequeno e compacto. O peso dele é de 1.3Kg! Quanto ao ecrã, este é um modelo da Sharp (bastante conhecida a nível de telas para monitores) e tem um ecrã Full HD com uma imagem bastante boa e uma luminosidade decente! O teclado é fácil de adaptar (contudo só vendem com layout US) e o trackpad está muito próximo do macbook pro.
CARACTERÍSTICAS
Este portátil tem as seguintes características:
Intel Kaby Lake Core i5 7200U
8GB DDR4 2133 RAM
Nvidia MX150 2GB DDR5
256GB NVMe Samsung PM961
Intel Wireless AC 8265
Windows 10 Home Chinese
Type-C USB 3.1
USB 3.0 x 2, HDMI out
Bateria de 39Wh
Possui um CPU suficientemente bom para a maioria das aplicações, aliado à mais recente placa NVIDIA MX150 de modo a poderem fazer edição de imagem/vídeo e para jogar. Um dos pontos fortes é o disco SSD NVMe PM961 da SAMSUNG devido à sua excelente velocidade! Para um computar compacto, era de esperar que fosse perder alguma conectividade, como a falta do leitor de cartões e a porta ethernet, que podem ser facilmente resolvidos com um adaptador USB 3.0. O leitor de impressões digitais impressionou devido a sua excelente fiabilidade! Os pontos fracos deste modelo é que a RAM está soldada impedindo um upgrade e a autonomia da bateria no máximo atinge as 5h com uma utilização não muito intensiva.
Quanto ao software, ele vem com o Windows 10 Home em Chinês, será necessário formatar e instalar a versão PT, podendo fazer como o seguinte tutorial.
Os drivers podem ser transferidos aqui.
TESTES
Tem aqui alguns testes que fizemos, em que a antena Wi-Fi é bastante boa, quer no alcance, quer nas velocidades atingidas, sendo a nossa internet contratada de 120Mbps de Download e 10Mbps de Upload, conseguiu 118.5 D e 10.5 U! A nível da gráfica o teste em 3D não foi nada de especial, atingindo um valor razoável. A bateria como mencionada, usando intensivamente atingiu 4h, coisa que poderá ser melhorada no futuro. O SSD de 256GB surpreendeu com uma excelente velocidade de leitura e escrita!
VIDEO DE DEMONSTRAÇÃO
VEREDICTO
Por fim, depois de alguns dias de uso, estamos a adorar o portátil. Apesar de ter alguns pontos mais medíocres, num aspeto geral consideramos que é um excelente portátil. Adoramos o design, a mobilidade, o ecrã, enfim praticamente tudo, só gostavamos que a autonomia e a RAM podessem ser aumentadas, algo a rever num próximo modelo. O preço deste modelo é de 710€, algo que pode ser elevado para muitos, mas tendo em conta o hardware, ser um modelo de 13.3″ e todo em alumínio, não se trata de um computador caro para o que é capaz de fazer. Por nós, está aprovado! 😀
COMPRAR
Se quiserem adquirir um Xiaomi Air 13, podem fazê-lo aqui na Gearbest sem alfândega para Portugal. No caso do Brazil podem mandar também, contudo é mais difícil escapar :/
Podem comprar aqui com o cupão MiAir13NEW por 710€
Xiaomi Air 13 2017
Pros
- - Hardware atualizado
- - Disco SSD NVMe PM961 excelente
- - Teclado fácil de adaptar
- - Desempenho bastante bom
- - Sensor de impressão digital funciona bem
Cons
- - Bateria razoável
- - Layout do teclado
- - Aquecimento notório em jogos/edição de vídeo
- - Não se pode fazer upgrade à RAM
- - Windows 10 em chinês